segunda-feira, 15 de março de 2010

Tolerância e Paciência...

Infelizmente, somos seres com limitações patentes.


Não podemos ser 100% o que queremos, nem sempre conseguiremos realizar nossos sonhos, e o pior, o tele transporte ainda não existe, portanto, não temos ainda o dom de estar onde desejamos.

E é dentro desses limites que nos movemos e que vivemos.

Entender e conhecer os limites pessoais e principalmente procurar entender o limite alheio - pois somos seres distintos - é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo prazerosa, que durará por toda a vida.
Mas o limite não é algo estático também, as pessoas, suas idéias e seu comportamento mudam, somos seres efêmeros. Portanto, o sistema de comunicação entre as pessoas é algo que tem que ser dinâmico e possui suas "leis" próprias, que cabe a cada um descobrir em cada momento.

E é ai que entra o poder de comunicação que todos nós possuímos.

A comunicação é algo importante e que quando não aplicada com dinamismo irá desencadear uma serie de fatores desagradáveis e mal entendidos.
O problema é que a mente humana nem sempre procede da forma mais lógica e reta, nem sempre acertamos e nem sempre as pessoas poderão adivinhar ou imaginar o que estamos a sentir ou pensar, mesmo que queiramos as pessoas não são como gostaríamos que elas fossem não se comportam como gostaríamos que elas se comportassem e não pensam da forma que pensamos.

Entretanto quando as pessoas se aproximam, uma tem em relação à outra uma expectativa, a sua própria expectativa, que não necessariamente será o que o outro irá lhe ofertar da maneira que se apetece. Na prática existe também uma série de prismas de fatores, mas por ora, vale à pena refletir sobre a expectativa.
Fica claro então que sem comunicação não poderemos ter sucesso em nossas expectativas perante as outras pessoas. E as pessoas mais espertas analisam isso antes que haja algum desentendimento.
Eu precisei passar por um sufoco para analisar, pensar e tirar minhas conclusões. E garanto ser o caminho mais áspero. Entretanto, tenho certeza de que em uma próxima ocasião o desfecho será outro.

Por sermos humanos, infelizmente estamos suscetíveis a erros a todo instante. Equivocamos-nos, excedemos os nossos limites e o limite do próximo. Geralmente esquecemos o que citei acima, as pessoas não são adivinhas e nem são capazes de ler nossos pensamentos...

Então, como estabelecer esta relação?

TOLERÂNCIA!

E nem sempre somos tolerantes conosco, e sofremos. Pior ainda não ser tolerante com quem esta ao seu lado. Então, sofremos em dobro...

Primeiramente, vamos nos perguntar: O que leva duas pessoas a entrarem em discórdia?

Pois bem, a invasão do direito do outro, não respeitar e ultrapassar o limite de tolerância, a incapacidade de por a mão na cabeça na hora do sufoco e não praticar a compreensão mútua ou própria, a falta de empatia momentânea, a nossa própria natureza, o nosso temperamento, até mesmo nosso estado emocional no momento.
Somos muito limitados, e isso é fato! E ocasiona muitas vezes que acabamos nos manifestando no modo ignorante com que nos relacionamos muitas vezes com as pessoas.
A distância que existe entre as pessoas, em parte é criada por nós mesmos. Nem sempre teremos sucesso em expor nossos sentimentos, nossos pensamentos, no momento que precisarmos.

Como proceder?
Primeiramente, o silêncio. E então usar a inteligência, para encontrar o caminho da comunicação entre as pessoas.
Inteligência e vontade de querer se comunicar...

Mas somos humanos, e tem momentos que a burrice impera! RS.
Difícil é segurar o temperamento de explosão inicial...

Complicado, não?

Pois, é ai que entra a tolerância para com o próximo. E assim conseqüentemente, sucessivamente, ponderando para a vida toda, pois a roda gira, um dia, estará no topo e outro por baixo e cada qual em seu lugar. É um exercício constante até que se desenvolva um equilíbrio, uma cumplicidade mútua, onde a harmonização será completa a ponto de bastar um olhar para se compreender o que almeja seu parceiro.

O equilíbrio em um relacionamento implica no sacrifício de se recolher para que o outro perceba que esta errando.
É necessário algum tempo para adaptação e conhecimento, e depois que ‘encaixar’, colheremos o bônus! Não há crescimento sem ônus...

E mais ali adiante, teremos a recompensa maior: A felicidade!

Tolerância e bom humor, SEMPRE!!!

"A tolerância é a caridade da inteligência."

Jules Lemaitre
PS: Saudades de quem esta longe de mim...
Fale com minha mão... TE EXTRAÑO!!!
Ah se o teleporte existisse...

Um comentário:

Dan disse...

Passei por aqui!
bjs!
Dan.