quinta-feira, 11 de março de 2010

Afinal, começar, recomeçar?

Eu já estava terminando a postagem de hoje quando comecei a conversar com um amigo no MSN e mudei a pauta de hoje.


Falávamos do começo e do recomeço.


Afinal, começar ou recomeçar?

É certo que são palavras distintas, mas onde acaba uma e começa a outra?

Vamos por partes...
Começo – Princípio, origem.
Recomeço – Reinício; tornar a começar.

Hoje pegarei o fragmento que mais interessa a maioria...
Relacionamentos!

Começar... O novo!

Algumas pessoas se sentem tolhidas em dar um passo à frente, ao desconhecido.
Elas temem elaborar mudanças em sua vida, a euforia do novo às vezes desperta medo, porém um mundo inimaginável repleto de prismas se abre a sua frente!

Começar um projeto e projetar-se, começar ter hábitos novos, começar a viver plenamente em harmonia com nosso próprio eu, sem amarras, sem temer passos novos.
O novo, o começo é repleto de aprendizados e bom quando o começo é voluntário...
Quando há uma gana de nossa parte em seguir o novo e se entregar, se dedicar e se entregar a um sentimento, ao desconhecido.
É certo que há sim 50% de chances de nos machucar e 50% de chances de sermos muito felizes. E ai vê a pergunta: Porque a maioria opta por ser pessimista e temer acreditando assim nos 50% negativos?

Chegou a hora de nos arriscarmos mais, amarmos mais, nos dedicar mais e acreditarmos nos 50% positivos!
Porque não? Podemos SIM manter nossa freqüência de felicidade no topo sendo otimistas, podemos SIM nos arriscar, podemos SIM confiar nas pessoas. Se não der certo, não há problemas, você tendo feito a sua parte já valeu! Você proporcionou a si mesmo uma oportunidade de crescimento!

Mas e quando a ‘vida’ nos chama e esses aprendizados não voluntários levando em consideração que somos seres geralmente acomodados e tementes ao medo?

Explicarei melhor.

Há momentos em nossa caminhada onde a própria ‘vida’ se encarrega de nos impulsionar e nem sempre essas mudanças são brandas.
As mudanças provenientes pela vida geralmente são radicais, cortam nossa rotina, rompendo nosso ‘comodismo’, nos forçando a crescer e aprender pela dor.
Essas situações por muitas vezes vêm para nos fazer dar valor a alguma situação que ignorávamos que não dávamos a atenção devida e através dessa ‘sacudida’ estaremos aprendendo novos valores.

E é ai que temos que ter calma, refletir para compreender o que a vida que nos ensinar, nos mostrar. Não será fácil e teremos que buscar dentro de nós nossa força, nossa fé para poder acreditar que não se está sozinho ou abandonado, pois faltará ate mesmo coragem e energia.
Porém cada um tem seu tempo de reclusão para esse entendimento, para essa ‘digestão’.
Ficamos perdidos, falta-nos o chão, vem à sensação de insegurança, então a ‘vida’ vai gritar e exigir mais!

E vem a tempestade...

As folhas voam, as árvores balançam, as mais frágeis se rompem, fragmentando-se. O caos se torna perceptível e o vento mudou tudo de lugar, remexeu a terra, deslocou a poeira, e ‘reorganizou’ tudo para fora de ordem...
Porém se pararmos por um instante e observarmos bem, o ar está mais límpido, mais leve, novas folhas, novas flores... É o inicio do recomeço...

Em minha opinião, recomeçar é sempre mais difícil do que começar. Temos que dar o passo inicial exigindo uma maior dedicação de nossa parte, um esforço maior, um empenho mais eficaz para prover nossa própria fé e assim sendo para conseguir nos reerguer.
Virá à fase do recolhimento, nos acharemos insignificantes.
Então nos recolhemos a uma visível insignificância.
O primeiro passo é aceitar a sentencia imaginária de que as pessoas ao redor estão casadas, felizes, namorando, acompanhados. Virão os pensamentos destrutivos, tipo; “Isso não esta em meu destino” ou “Nasci para sofrer mesmo”. É fato que fragilizados, pensaremos dessa maneira.
E não adianta vir as pessoas consolar, opinar... A resposta para tudo SEMPRE estará dentro de nós. Companhia sempre é bem vinda, sem julgamento.


Há a necessidade de se passar esse tempo do recolhimento quieto, sozinho, enclausurado. Mas a vida, ó implacável vida! Lá vem ela novamente!

Vai exigir novamente, gritar mais alto, nos apavorar mais ainda. Vai querer mais de nós!
É real que o nosso tempo de recolhimento é importante para avaliarmos melhor o que faremos e também avaliar nossos valores, nossos reais objetivos e anseios, isso apenas para recomeçar.
Passado o tempo necessário de reclusão (prefiro a expressão digestão) sentiremos novamente vontade, a coragem aflorando e a energia, como se o renascimento fosse sempre possível.

Mas isso é verdade! Renascer para a vida! LÓGICO que é possivel!

É ver o jardim florescer depois daquela tempestade, ver que onde antes haviam galhos quebrados, secos e espinhos, lindas flores brotarão.

É a vida. Renascendo em nós!


A vontade quase ingênua de ser feliz de novo (que na verdade essa ingenuidade só depende de nós, da forma com que nos desprenderemos das magoas, do ressentimento como eu já citei aqui no blog).
É o que temos de mais valioso, a esperança!
E lá vamos outra vez!
E vamos mesmo! Porque não? Vamos amar meeeesmoooo, nos atirar de cabeça, viver, sorrir, chorar, dramatizar, dormir abraçado, tomar banho junto, brigar pelo controle remoto, pegar aquele cineminha, fazer um jantarzinho tomando um vinhozinho, rir aos montes, falar besteira, falar sério, brigar de novo, fazer as pazes, simplesmente dormir, acordar junto, enfim, vamos sonhar, fantasiar!
Vamos recuperar o que julgávamos perdido.

É assim...
E o momento é agora.
O dia é hoje.
Vamos viver no presente, começando ou recomeçando!
Só depende de nós!
Mesmo que timidamente, começe agora! \o/

Beijos Mil para Lu Menezes da Silva Calesterol Novalgina! Te amo!!!
Fernanda, só me da trabalho caralhinha! Não se pode ter tudo ao mesmo tempo agora!
MukMau, bom ter noticias tuas... Saudades imensas!
Rodrigo, quase que não sai hein? Faltava marcar o anõnimoooo!!! kkkkk
Caracaaaaa! Hoje conheci o SAMBÔ!!!
Tem SAMBÔ em Brasília?
OMG! Lá vou eu atras disso! o.o
Me encantei, acho que vou à Russia praticar, preciso falar com o FEDOR! Ele é muito FÓDAR! rs...

Que a vida de cada um seja melhor e mais próspera a cada instante! É o que desejo a todos os amigos, aos que não conheço, aos que ainda irei conhecer e os que ainda não se encotraram!

Um comentário:

Lu Menezes disse...

Aeeeeeeeee!!
Lindo!!!!
CLaro, pq o NAO?
VAmos dizer SIM!!
SIM as coisas boas,msmo que tenhamos que Recomeçar pra vive-las!
NAO ao MEDO!!
SIM A VIDA!! :))
AMO VC!!
Ass:Lu Menezes da Silva Calesterol Novalgina! uauhauahuah!
P.s
You write very well!
Kisssssssss,LU