segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Carnívora, ser ou não ser?





Há algum tempo já me questiono sobre o consumo de carne.

É claro que adoro churrasco, adoro o cheirinho, mas também tenho preguiça de mastiga-la por tanto tempo e venho diminuindo o consumo bastante.

Muito se especula sobre a abstinência de sua ingestão, pois é uma enorme fonte de ferro em alta absolvição, de proteínas, enfim... Mas compreendo que tudo possa ser substituído.

Disse Chico Xavier no livro “Dos hippies aos problemas do mundo”: “(...) se nós estamos ainda subordinados à necessidade de valores proteicos que recebemos da carne, nós não devemos entrar em regimes vegetarianos de um dia para outro e sim educar o nosso organismo para realizarmos essa adaptação. (...) A pecuária ainda é um dos fatores da economia humana. Não podemos tratar estes casos com ingenuidade, conquanto os animais nos mereçam o máximo respeito e não devemos criar situações de extermínio desnecessário para eles. Nós precisamos ainda da carne, precisamos de leite, dos laticínios, precisamos de muitos modos da cooperação dos animais, na farmacologia, na nossa vida comum. Por enquanto não podemos dispensar, mas também não devemos estar como senhores absolutos da natureza. Queremos bife de filé, carne de cabrito e peixe e carneiro, tudo de uma vez. Um pedacinho de carne basta."

E isso é verdade, um pequeno pedaço de carne sacia melhor ainda se for de ave, muito melhor de peixe e é o que tenho procurado fazer.
Ainda creio que essa evolução é de acordo com o aprimoramento espiritual de cada um, afinal, para comermos carne, um animal morre de forma cruel em algum abatedouro, são gastos para cada quilo de carne cerca de  43 000 litros de água, já que em um único gole a vaca consome 2 litros...

Isso sem contar que grande parte dos vegetais que produzimos dá-se aos animais. Para se produzir as rações, cerca de 1/3 dos grãos produzidos no mundo são usados. Aqui no Brasil, o gado quase não come grãos, pois o clima beneficia o crescimento de grana e o gado é criado solto.

Porém boa parte da nossa produção de soja, uma das maiores do mundo, é exportada para ser dada ao gado. E mais, você sabia que em um mundo vegetariano haveria lavouras mais diversificadas e teríamos muito mais recursos para combater a fome?

Não se trata só de comida.

A pecuária subtrai o planeta de outras maneiras...
Ocupa 1/4 da área terrestre e esta em constante expansão, a derrubada de florestas, inclusive a amazônica, vem pela necessidade de pasto.
Entre os danos ambientais causados pelo gado, está também o aquecimento global. Os gases da flatulência de bois e ovelhas - não, isso não é uma piada - estão entre os principais causadores do efeito estufa. Cômico se não fosse trágico...

Isso tudo apenas citando o gado...

Mas... Difícil de ser mudado.

Estou fazendo minha parte consumindo menos, mesmo porque o preço está absurdo e incompatível com a situação atual de muitas famílias sem contar também com um problema maior... A procedência...

Enfim... Pense nisso.


Nenhum comentário: