terça-feira, 18 de dezembro de 2012

120 Anos do Balé Quebra Nozes!





Ao abrir o Google há pouco me deparei com uma bela imagem que me fez lembrar a infância... O QUEBRA NOZES!

Isso me trouxe uma nostalgia, uma saudade!
Quando pequena, todo final de semana minha mãe me levava para algum evento cultural interessante, concertos, shows, exposições, muito teatro e balés... Sou muito grata por isso, pois pude desenvolver um gosto primoroso e assim ter conhecimento do mundo das artes. Pena que com poucas pessoas posso desenvolver um papo agradável sobre tais assuntos, poucas são as que tem um lado cultural avançado ou apurado.

Minha ultima "audição e palestra" sobre musicas clássicas foram com o querido Maurício de Souza, grande baterista de jazz, que hoje reside fora do país (esta chegando em poucos dias!). Uma pessoa que possui um vasto conhecimento, uma incrível cultura. Enfim, muitas saudades.

O Quebra Nozes...
Foi o primeiro grande espetáculo que assisti e fiquei emocionada, eu devia ter por volta dos 5 anos de idade e jamais me esqueci.
Ana Botafogo!


Na minha época haviam vitrolinhas e eu possuía muitos disquinhos coloridos de musica clássica  Vivaldi, Mozart (amo), Bach, o próprio Tchaicovsky, Beethoven, enfim, uma grande variedade que incluía os grandes, como Lago dos Cisnes, As Quatro Estações, O Quebra Nozes, e muitos outros que creio ser infinitamente necessário na formação de qualquer ser humano.

Era fascinada também pelo Bolero de Ravel, que ouvi pela primeira vez com meu pai, que de acordo com que os instrumentos iam se introduzindo ele me instruía com o nome de cada um. Fantástico!
Tive sorte de estar em meio a músicos por toda minha vida e sinceramente não sei porque me afastei da música. Meu pai era multi instrumentista e meus amigos sempre tocaram algum tipo de instrumento.

Músicos em geral são mais sensíveis, educados, tem um papo agradável e saudável.
Como senti falta disso!
Os amigos que admiro e estou revendo agora me trazem tudo a tona novamente: A paixão pela boa musica, a cultura e o grande magnetismo e o acréscimo e bem estar que pessoas inteligentes trazem a nossa vida.

Há alguns anos a Disney também o incluiu em um de seus filmes... Fantasia. Filme esse que é uma verdadeira viagem musical, na verdade, creio que a equipe que o criou estava infinitamente entorpecida por algo sinistramente forte... rs



O Quebra Nozes...
Conta as aventuras de um Quebra-Nozes que possuía aparência humana, vestido como soldado e cabeça e pernas de uma tamanho desproporcional.

Muita fantasia e magia, Clara, o pediu como presente de Natal a seu padrinho que era fabricante de relógios  Porém seu irmão o quebra, ela tenta conserta-lo e o abraça adormecendo em seguida.
Ai toda história se desenvolve com diversas aventuras.

Achei o vídeo da íntegra! Compartilho...



Nenhum comentário: