quinta-feira, 7 de março de 2013

Transtornos de Comportamento...


Reconhecendo pessoas com transtornos...


Tenho alguns exemplos, mas vou citar apenas um.

Ja tive uma vizinha que não sabia o que queria da vida. Se dizia telúrica, zen, falava de energias, de mantras, auras, etnias, padrões energéticos elevados, luz, namastê cruz credo alguém desequilibrado falar namastê para mim.

Mas usava drogas, falava descontroladamente sem perceber que tomava tempo alheio além do normal, mesmo sabendo que eu estava com visitas, ou cuidando de alguém, ou com comida no fogo, se desestruturava facilmente, se comportava como sociopata, falava uma coisa, mas fazia outra completamente diferente, não tinha noção de elegância ou convivência social, criava seu mundo, suas ideias, supunha as coisas e fazia disso sua realidade.

Consequência disso era fracasso com homens, uma aparência descuidada, dentes e cabelos sujos, despenteados, aspecto de hippie. Assim, dificilmente despertava interesse em pessoas normais, do sexo oposto. Envolvendo-se sempre com alguém mais problemático que ela. Sempre estava a reclamar.

Sob pressão familiar, social, profissional, pessoal, ou quando confrontada ou contrariada, não punha em prática nada do que pregava, pelo contrário, se tornava irracional e vingativa. Os papos eram estranhos, sem nexo e sempre reclamava da família da mãe, enfim...Se uma hora se fazia de amiga e oferecia o ombro, em outra se louvava da ajuda. Se acontecesse imaginar estar sendo ofendida jogava na cara os momentos de doação... Não tinha respeito pelo silencio alheio ou aceitação do recolhimento das pessoas para com ela.

Esse é apenas um exemplo.

Padrões de comportamento como esse, geralmente começam na infância, em lares desestruturados, onde há gritos, pessoas ditadoras, severas, agressivas ou negligentes. Na formação de uma pessoa isso interfere sim e podem levar a problemas em situações sociais e profissionais. Pode reparar que geralmente pessoas com problemas familiares tem algo sinistro na personalidade, ou seja, um transtorno

Se a pessoa cresce num lar sem amor, sem carinho, sem incentivo ou percepção da realidade, tornam-se pessoas agressivas, inconvenientes, entronas, sem noção, sem educação, sem elegância, ingratas, inseguras e muito mais.

As pessoas com transtornos geralmente não buscam tratamento por iniciativa própria. Tendem a procurar ajuda, se procurar, depois que o comportamento já causou grandes problemas em seus empregos ou relacionamentos ou quando raramente percebem transtornos de humor ou de abuso de substâncias ou mesmo se encontram sozinhas.

Basta observar que é fácil diagnosticar.

O fato é, tem tanto maluco no mundo que as vezes penso que eu normal é que sou a louca...
Li bastante, pesquisei algumas coisas e vi alguns transtornos que se encaixam muito bem com algumas pessoas que pude observar que ja conviveram e convivem ainda em meu meio e pude compreender muita coisa...
Vale a pena conferir!

As mais comuns são os transtornos paranóide, esquizoide (esse é bastante interessante), narcisista, histriônica, borderline (ja falado aqui no blog), entre muitas outras...
Impressionante como várias pessoas me vieram a cabeça.

Menos eu! Juro!

Também não posso deixar de citar que em alguns casos basta um tanque cheio de roupa ou um bom macho que saiba trabalhar bem... uhuhuhuhuh...

Portanto, num mundo de malucos, #ficadica


Nenhum comentário: