sábado, 12 de outubro de 2019

O maravilhoso mundo das redes sociais



Rede social é uma algo bem bacana né? Quando se tem discernimento para usar...

Foto: guiaempreendedor.com


Encontrar amigos de infância, de adolescência (gente, depois de certa idade temos amigos de infância, adolescência, daquela época, etc., rs), ter notícias daquele amigo querido quando passa em sua time line, pelo menos eu sou assim, mal tenho tempo de gerir minha própria vida, quiçá a vida alheia. Não tenho costume de entrar no perfil seja de quem for para futricar nada, e não se sintam ofendidos por isso, é apenas uma maneira que encontrei para aperfeiçoar meu tempo. Seria ótimo se todos as usassem de forma positiva.
Mas nem sempre é assim...

Às vezes me pergunto o que leva uma pessoa a entrar em uma postagem alheia com comentários articulados negativamente. Vou citar perfis de famosos, ok? Observo no Instagram (adooooro), que as pessoas se sentem muito a vontade para comentar uma postagem com ironia, sarcasmo e até mesmo julgamentos carregados de quem elas mesmas são. Ai eu pergunto, cadê a noção? O que anda acontecendo com a cabeça do povo? O que leva uma pessoa a ser tão incauta a ponto de expor ali seus devaneios mais profundos. Cadê o filtro dessa galera?
Será que se estivessem frente a frente, vomitariam tais atrocidades?

Quando falo filtro, me refiro até mesmo à capacidade intelectual de frear os impulsos ordinários que todos nós carregamos!

Sim, todos nós possuímos a luz e as trevas dentro de nós, isso é fato, aceite. Mas cabe a cada um de nós gerirmos e dominar esse lado ferrenho e negativo pérfido, insidioso e hipócrita que surge vez ou outra á nossa superfície. Não é difícil, é apenas questão de hábito e de escolher nossas companhias.

Pegando rapidamente esse gancho, digo que é totalmente real a frase de Jean-Jacques Rousseau, (que foi um filósofo, teórico político, escritor suíço conhecido como um dos mais expoentes dos filósofos iluminista) que diz que “o homem é produto do meio”, o que é uma premissa bem real.

Digo isso prq por muito tempo eu tive como “amigo” - que naturalmente hoje não faz parte de meu circulo de amizades – uma pessoa adorava entrar no perfil alheio para falar mal, criticar e denegrir postagens e fotos. Em algumas ocasiões me deixei levar e compactuei com ele, tamanha influência que esse lado sóbrio dele exercia. Na última vez que isso aconteceu, eu percebi o quanto estava sendo uma pessoa desprezível e tomei como hábito ceifar a fofoca, a maledicência e os desafetos de minha vida o máximo que eu pudesse, incluindo não me meter em percalços alheios (RESPEITEM e falo sobre isso depois). E afirmo que e uma tarefa diária. Vcs devem muito bem saber.

Voltando, as redes sociais são ferramentas grandiosas, de muito conteúdo e aprendizado, mas existe a urgência em se adequar a padrões para usa-las. Muitos me perguntam pq eu deixei o Facebook um pouco de lado. Resposta simples; por causa das pessoas! A única forma de compreender tamanha falta de senso crítico de postagens e comentários eh supor o quanto a vida dessas pessoas devem ser vazias, rasas e sem graça (explico depois, minhas ramificações de pensamentos são grandiosas). Tão rasas que fizeram com que perdessem o bom senso.

Gente, em que parte da vida as pessoas perderam a noção de interpretação de texto? Porque insistem em ser tão negativas, tão desprezíveis? E a política? Em qual momento perderam a capacidade de raciocínio lógico que nem todo mundo gosta do vermelho? E que para isso existem as outras cores e isso é lindo!? Onde perderam a capacidade de dialogar e trocar ideias e ideais sem digladiar ou se ofender por conta de visões opostas? 
Prq deixaram de lado enxergar o mundo com olhos positivos de amor e bem querer?

Sendo essas opiniões divergentes condutores para que ampliemos nossa visão do mundo, quão grande é a capacidade de raciocínio e sapiência de um radical sem causa?

E as correntes? E os vídeos de besteira, sem conteúdo que bombardeiam o setor de mensagens privadas que por muitas vezes faz com que eu perca mensagens reais de carinho direto ou de trabalho e convites por conta dessa invasão sem conteúdo? Mensagens essas que em grande maioria é falsa! As pessoas compartilham notícias, receitas milagrosas contra doenças que são falsas! Justamente na era em que temos o Google! Existe uma gama de informações, usemo-las a nosso favor!

Usufruir realmente das redes sociais com parcimônia, consciência e bom senso, realmente são para um seleto grupo de pessoas. O restante? Presos a utopias, rodeados de sua hipocrisia dentro da realidade abstrata de cada um. Essa porcentagem esta doente da alma e do psicológico.

E eu? Observo.

Mas por favor, parem de invadir o meu inbox com mensagens vazias, já basta meu whatsapp! Rs.

Sigamos tentando nos manter na luz e em uma boa frequência! Escolha.


*Meu blog, minhas regras, meus pensamentos e opiniões. Nenhum conteúdo foi gerado com o intuito de ofender, julgar ou criticar. É apenas a maneira como vejo o mundo, o meu mundo, O Mundo de Luiza Frazão.





Nenhum comentário: