quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A Realidade Ou A Ilusão?


A grande tendência da humanidade é querer viver de ilusão, e isso não é novidade.

Não importa se você seja sincero, não importa se você escolhe ser verdadeiro. A verdade absoluta de algumas pessoas sempre será se basear naquilo que elas desejam, no que fantasiam ou criam em suas mentes.

Grande exemplo são os relacionamentos.

Independente de qualquer relacionamento iniciado você só irá conhecer o real caráter de uma pessoa quando esse se romper. Eu já havia ouvido falar sobre e agora tenho presenciado em exemplos próximos a mim.

Deveria ser simples, baseando-se em que devemos respeitar as decisões alheias de ir e vir quando bem entender, mas a grande maioria das pessoas preferem optar pelo  egoísmo e vaidade, geralmente por imaturidade.

Digo isso simplesmente pelo fato de que se acatássemos a realidade aceitaríamos uma rejeição, seja ela causada pelo o que for. 
A não aceitação da rejeição consiste puramente em vaidade, desperta curiosidade mexe diretamente com nosso ego, e por mais sincera que a pessoa seja ao romper um relacionamento, o outro lado sempre sentirá ira, abandono e no direito de ficar magoado.

Não adianta você tentar explicar a uma pessoa a causa de seu afastamento, se esse não for o intuito dela, ela jamais aceitará. Você pode até repetir por dias, ser incisivo, mas se o ex parceiro não tiver interesse no desligamento, ele não compreenderá. E aí a dificuldade aumenta.

O processo de rompimento, quando não aceito, se divide em duas fases: a do protesto e a do desespero. 
Na reação de protesto, a pessoa abandonada tenta resgatar e recuperar o "objeto de seu amor” na tentativa de compreender o que fez de errado e o que poderia reacender o interesse do outro para um movimento de volta. É uma tentativa errônea que sufoca e constrange, sendo que uma vez a decisão tomada e exposta, dificilmente ocorrerá um retrocedimento.
Já a fase do desespero, quase sempre é tomada por momentos de fúria e acusações, mesmo que a relação tenha terminado de forma transparente e sincera.

Mas quando o outro não aceitar o fim do relacionamento, não se angustie. Não carregue um peso que não é seu. Você não é culpado se ela te incluiu em planos que não eram os seus, ou não acordados anteriormente, ruim mesmo seria se o comportamento fosse falso, se fingisse e até mesmo traísse por falta de interesse.

Então, siga em frente certo das escolhas que seu coração fez e mantenha-se firme a chantagens, choro e eventuais abordagens constrangedoras.

O fato é que, você não é responsável pela momentânea infelicidade de ninguém.

Geralmente nos relacionamos com adultos, esperamos um comportamento compatível e maturidade suficiente para lidar com todo tipo de situação, o certo seria encarar as coisas como elas se apresentam, positivas ou não.

Ninguém é obrigado a estar em um relacionamento que não almeja, que não mais admira seu parceiro ou não o respeita mais. Ninguém é de ninguém, as pessoas são livres para escolherem seu caminho e é preciso respeitar isso, é necessário saber aceitar quando alguém deseja se afastar.

A felicidade é uma coisa tão séria, tão profunda, que implica em escolhas, decisões e mudanças. O preço para ser feliz após um rompimento é alto, e vale a pena sim ser verdadeiro, sincero, mesmo que tenha que lidar com culpas e acusações infundadas. 

A verdade nos liberta de amarras!

Nenhum comentário: