segunda-feira, 26 de agosto de 2024

 

A Verdade Por Trás Das Atitudes

 


 

Não, as Palavras Não Bastam. A Verdade Está na Ação

 

Quem nunca ouviu palavras doces, cheias de sentimento, de alento, recheadas de sofreguidão e ilusão?

É fácil se deixar seduzir pelas palavras. Palavras que deslizam pela língua como veneno disfarçado de doçura, lançadas ao vento para quem domina a arte da manipulação. Quantas vezes nesse enorme labirinto chamado ‘amor’ nos vemos envoltos nas teias bem tecidas daqueles que com eloquência e ardil, proclamam sentimentos que nunca tiveram a intenção de nutrir.

Em nossa ingenuidade, ou desejosos de acreditar, acabamos por nos entregar ao eco vazio de palavras, só para descobrir no final, o amargo final, que palavras não passam de um nada quando não se enraízam em atitudes.

Esta imprintado naqueles que sabem falar, mas não agem, uma crueldade sutil. Artistas da enganação, pintores de ilusões que se vestem em suas mentiras com o manto da sinceridade quando olham em seus olhos, mas longe deles, se transformam. Dizem sentir, amar, mas só sentem o prazer em manipular. Dizem querer, mas o que realmente desejam é manter a pessoa sob o seu controle. E acreditam, realmente acreditam, que palavras são suficientes para manter alguém ao seu lado, ignorando que, sem a substância das atitudes, o que se constrói é um fabuloso castelo de cartas, pronto para ruir ao menor sopro de realidade.

E foi assim que aprendi, há vários anos atrás, na carne e na alma, que quem realmente ama, não precisa de muitas palavras. Justamente porque o verdadeiro sentimento se manifesta no fazer, no agir, na presença constante, na coerência entre o que se diz e o que se faz. Quando alguém afirma te amar, mas não demonstra isso com suas atitudes, o que resta é a mentira disfarçada de poesia. Não são declarações apaixonadas que definem o valor de um sentimento, mas sim o modo como ele é vivido, dia após dia, em linearidade, sem altos e baixos, oscilações de humor. Gestos que falam mais alto do que qualquer discurso.

Hoje, não me prendo mais ao encanto das palavras vazias. Já vi de perto a face da hipocrisia e aprendi a reconhecer a falsidade oculta sob o verniz do romantismo. Se a fala não condiz com a prática, o meu único caminho sempre será a porta de saída. E sem olhar para trás.


É sobre isso.

<3

Nenhum comentário: